Onde Ficar

Veja os melhores hotéis e pousadas da região

Onde Comer

Veja os melhores restaurantes da região

Onde Ir

Os roteiros mais bonitos e charmosos da região

A Região

Conheça um pouco mais da história desse belo lugar

Uma aventura fora do roteiro padrão em Pedra Azul é visitar a Capelinha de São Paulo do Aracê. Sempre ficava intrigado toda vez que passava pela ES-164 e via essa igrejinha no topo de uma pedra a poucos metros de um penhasco. Será que tem estrada até lá? Quem a construiu e por quê? Qualquer hora vou subir lá e descobrir, eu sempre pensava.

Combinei com os parentes de ir num sábado de manhã explorar o local. Para chegar lá, siga pela ES-164 por 4,8 km a partir da saída da Rota do Lagarto em direção a São Paulo de Aracê e entre à esquerda na rotatória após a Lanchonete Pizzol. Siga pela estrada de chão por 850 m até a primeira porteira. Desse ponto em diante você estará numa propriedade particular e é muito importante pedir autorização para entrar. Uma regra básica sobre porteiras: se ela estava fechada, deixe-a fechada após passar, se estava aberta, deixe-a aberta. A propriedade é usada para criação de gado então essa regra se torna ainda mais importante. Chegamos nesse local por volta de 09:00 e começamos a aventura a bordo de nossos 4x4. 

Fomos de 4x4 porque é nosso tipo preferido de aventura, mas é possível e bem mais fácil subir a pé ou de bike. Subindo pela estrada que corta o pasto a vista vai ficando mais bonita a cada passo. Continue por ela até cruzar uma pequena mata. É possível ver algumas cruzes ao longo da estrada que provavelmente devem ser as estações da Via-Sacra que levam até a capelinha. A estrada acaba numa pedra e depois dela vem um trecho de mata. Fim da linha para nossos 4x4, continuamos a pé. Seguimos pela picada e em pouco tempo chegamos à grande laje de pedra a poucos metros do penhasco. Ali estava a capela, toda pintada de branco e bem cuidada. Dentro dela imagens de santos e uma placa de metal contando um pouco dessa fantástica história de devoção. Fora da capela a vista é de tirar o fôlego, é possível ver o pico de Forno Grande, a parte de trás da Pedra das Flores e o vale onde fica São Paulo do Aracê. 

Após muita contemplação e várias fotos iniciamos nossa descida e terminamos o passeio por volta de 12:00. Foi uma manhã de sábado bem divertida que recomendo para quem procura aventuras diferentes.

 

 

Subida para capela de São Paulo de Aracê

 

 

 

 

 

 

 

 

Vendo Sítio
Sítio em Pedra Azul, com casas, galpão, pinhos, e água. 3,8 alqueires.
Vendo Montanha em Aracê
Compre essa montanha e realize o empreendimento imobiliário dos seus sonhos.
Pousada Tre-Fiori
Venha para Pousada Tre-Fiori, estamos aos pés da Pedra Azul.