Inicialmente o distrito era conhecido como São Rafael e mais tarde Pedreiras. Em 31 de dezembro de 1943 o Decreto Estadual nº. 15.177 denominou o antigo distrito de Pedreiras como Aracê.

A cidade de Pedra Azul e seu entorno é cravejada de hotéis, pousadas e restaurantes. Nos restaurantes a culinária é italiana, portuguesa e alemã. Existem algumas opções de restaurantes orgânicos.

Os aspectos tradicionais da colonização italiana e os atrativos naturais contribuem para que a Pedra Azul seja a localidade com maior atratividade turística da região. Possui um dos três melhores climas do mundo e a segunda maior cobertura de Mata Atlântica do país. Os hotéis e pousadas oferecem lazer, centros de convenções e acomodações confortáveis.

O agroturismo em Pedra Azul é tão diversificado quanto inovador. Dezenas de propriedades rurais do distrito vêm construindo espaços de acolhimento aos visitantes visando tornar a estada em Pedra Azul uma experiência única de contato com as coisas do meio rural, sua cultura, gastronomia e artesanato, cercados de exuberante beleza natural.


Emancipação

Desde 2004 a Comissão de Emancipação de Pedra Azul do Aracê (COEPA) busca a independência política do distrito visando à criação do município de Pedra Azul do Aracê.

Inicialmente, devido às dificuldades encontradas no processo de emancipação, optou-se pela alternativa da não emancipação imediata e a criação, pela própria comunidade, de uma agência de Desenvolvimento Sustentável, atualmente chamada de Agência Viva Pedra Azul.

A Agência Viva Pedra Azul surgiu do Movimento Viva Pedra Azul, que articulou junto com as comunidades locais, a efervescência de todo o distrito, mobilizando e reativando as entidades de sociedade civil, que se encontravam amorfas ou quase desativadas.

Para a criação de novos municípios no Brasil, uma Lei Complementar deverá ser votada pelo Congresso Nacional, e o que a COEPA tem feito é tentar apressar o andamento da aprovação dessa lei.

A COEPA propõe um município que respeite a comunidade, tenha reduzidas despesas de administração e que tenha vereadores voluntários.