{jcomments off}Em 2011 a Festa da Polenta comemora a sua 33ª edição. A forte influência italiana, a tradição, a qualidade, e as deliciosas comidas típicas são marcas registradas do evento que acontece nos dias 7, 8 e 9 de outubro, no Centro de Eventos Padre Cleto Camiman, famoso Polentão, em Venda Nova do Imigrante. As tradicionais atrações como o Tombo da Polenta e a Eleição da Rainha da Festa dividem espaço com artistas locais e atrações de nível nacional.

 


Este ano, na sexta-feira, a música fica por conta de Wilson Sideral, e no sábado, Frejat. Para aqueles que sentem saudades da Itália, país de origem de muitos organizadores da festa, a música italiana está garantida pela alegria contagiante dos gaúchos Ragazzi Dei Monti, fazendo dois shows. Para amantes de outros estilos, Bandéia, Evidance, Alcapones, Toni Boni e Léo e Luan confirmaram presença. Para a turma do forró as atrações ficam no Paiol do Nonno, com Irmãos Brambila, Preguinho e Jhony e Dener.

Outro destaque é o almoço típico. O prato vendido é tipicamente italiano com polenta, linguiça, macarrão, queijo e frango. Além do almoço, é possível encontrar diversos petiscos para acompanhar o vinho, entre eles a famosa polenta molinha com carne moída e queijo. A organização da Festa sempre disponibiliza muitas cadeiras e mesas, para que todos os visitantes possam se sentar com a família, comer e beber assistindo aos shows com o maior conforto.

 

Confira a Programação

Sexta
20h30 - Abertura da 33ª Festa da Polenta
21h00 - Eleição da 21ª Rainha da Festa da Polenta
23h00 - Show com Wilson Sideral
01h00 - Show com Bandéia

Sábado
10h00 - Desfile do queijo gigante
10h30 - Almoço típico com Alcapones
12h30 - Apresentação do Grupo de dança Flores da 3ª Idade
13h00 - Show com Toni Boni
14h00 - Tombo da Polenta
14h30 - Corte do queijo gigante

 

Programação Paiol do Nono
21h30 - Apresentação do grupo de dança Granello Giallo

Tombo da Polenta da Festa da Polenta

Tradicional Tombo da Polenta na Festa da Polenta

22h00 - Show com Ragazzi dei Monti

00h00 - Show com Roberto Frejat
02h00 - Show com a Banda Evidance

 

Domingo
09h00 - Missa na Igreja Matriz
10h30 - Almoço Típico com a Banda Martinense
12h00 - Apresentação do grupo Dei Bambini
12h30 - Apresentação do coral Sol da Manhã
13h00 - Apresentação do grupo de dança Granello Giallo
13h30 - Show com Toni Boni
14h30 - Tombo da Polenta

15h00 - Corte do queijo gigante
16h30 - Apresentação do grupo de dança Ballo D’Itália
17h00 - Show com Ragazzi dei Monti
20h00 - Show com Leo & Luan

Rainhas da Festa da Polenta

Rainhas da Polenta emprestam sua beleza para a Festa

 

Programação Paiol do nono
Sexta
20h00 - Show com João Carlos e Raioni

Sábado
10h00 - Show com Irmãos Brambila
12h30 - Show com Alan
15h00 - Show com Ramires e Banda
18h00 - Show com Preguinho

Domingo
10h00 - Show com Wagner, Edimar e Eduardo
14h00 - Show com Ramires e Banda
17h30 - Show com Jhony e Dener

 

 

Saiba mais

A Festa da Polenta surgiu como um grande almoço comunitário idealizado pelo padre Cleto Caliman em 1979. Nesse primeiro almoço um público de 150 pessoas saboreou a famosa polenta e outras comidas típicas. Nessa época os pratos eram preparados em um fogão improvisado e o cardápio consistia de galinha, batata, arroz e polenta. Na atual Festa da Polenta, o prato típico servido no almoço é basicamente o mesmo daquela época.

Durante muitos anos a festa foi sendo realizada no pátio do Colégio Salesiano, e com o público aumentando a cada ano, a necessidade de uma estrutura maior surgiu. Em 1995 foi construído o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, carinhosamente chamado de Polentão, para abrigar a Festa da Polenta e outros eventos de Venda Nova.

Hoje a Festa da Polenta possui relevância estadual, e pode ser considerado o maior evento da região serrana capixaba. É organizada e executada por cerca de mil voluntários. De cunho filantrópico, todos os recursos arrecadados são doados para entidades filantrópicas escolhidas em assembléia entre os diretores e associados.

 

 

{plusone}