{jcomments off}Em 2011 a Festa da Polenta comemora a sua 33ª edição. A forte influência italiana, a tradição, a qualidade, e as deliciosas comidas tÃpicas são marcas registradas do evento que acontece nos dias 7, 8 e 9 de outubro, no Centro de Eventos Padre Cleto Camiman, famoso Polentão, em Venda Nova do Imigrante. As tradicionais atrações como o Tombo da Polenta e a Eleição da Rainha da Festa dividem espaço com artistas locais e atrações de nÃvel nacional.
Este ano, na sexta-feira, a música fica por conta de Wilson Sideral, e no sábado, Frejat. Para aqueles que sentem saudades da Itália, paÃs de origem de muitos organizadores da festa, a música italiana está garantida pela alegria contagiante dos gaúchos Ragazzi Dei Monti, fazendo dois shows. Para amantes de outros estilos, Bandéia, Evidance, Alcapones, Toni Boni e Léo e Luan confirmaram presença. Para a turma do forró as atrações ficam no Paiol do Nonno, com Irmãos Brambila, Preguinho e Jhony e Dener.
Outro destaque é o almoço tÃpico. O prato vendido é tipicamente italiano com polenta, linguiça, macarrão, queijo e frango. Além do almoço, é possÃvel encontrar diversos petiscos para acompanhar o vinho, entre eles a famosa polenta molinha com carne moÃda e queijo. A organização da Festa sempre disponibiliza muitas cadeiras e mesas, para que todos os visitantes possam se sentar com a famÃlia, comer e beber assistindo aos shows com o maior conforto.
22h00 - Show com Ragazzi dei Monti
00h00 - Show com Roberto Frejat
Domingo 15h00 - Corte do queijo gigante |
|
Programação Paiol do nono |
Saiba mais
A Festa da Polenta surgiu como um grande almoço comunitário idealizado pelo padre Cleto Caliman em 1979. Nesse primeiro almoço um público de 150 pessoas saboreou a famosa polenta e outras comidas tÃpicas. Nessa época os pratos eram preparados em um fogão improvisado e o cardápio consistia de galinha, batata, arroz e polenta. Na atual Festa da Polenta, o prato tÃpico servido no almoço é basicamente o mesmo daquela época.
Durante muitos anos a festa foi sendo realizada no pátio do Colégio Salesiano, e com o público aumentando a cada ano, a necessidade de uma estrutura maior surgiu. Em 1995 foi construÃdo o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, carinhosamente chamado de Polentão, para abrigar a Festa da Polenta e outros eventos de Venda Nova.
Hoje a Festa da Polenta possui relevância estadual, e pode ser considerado o maior evento da região serrana capixaba. É organizada e executada por cerca de mil voluntários. De cunho filantrópico, todos os recursos arrecadados são doados para entidades filantrópicas escolhidas em assembléia entre os diretores e associados.