Com capacidade para 56 passageiros, a litorina especialmente construída para o transporte de turistas, parte da Estação Ferroviária de Viana e passa por três cidades da Rota do Mar e das Montanhas.

O passeio começa na Estação Ferroviária de Viana que foi inaugurada em 1895, encontra-se numa altitude de 15m em relação ao nível do mar, no destino do trem a altitude é de 530m. Uma subida dessas permite ao turista ver a paisagem da serra, da mata atlântica ao lado dos trilhos e do mar, bem ao fundo.

Estação de Domingos Martins do Trem das Montanhas capixabas

A primeira parada é a Estação de Domingos Martins, colonizada por alemães, pomeranos e italianos a cidade foi eleita a mais romântica do Brasil em 2008. Também conhecida com a “Cidade do Verde” devido à exuberante vegetação que cerca o lugar. É fácil notar a influência germânica tanto na arquitetura como na cozinha regional. É lar de importantes atrações culturais como o Festival de Inverno de Domingos Martins e o Sommerfest. Uma caminhada pela rua do lazer no centro é obrigatória para o visitante que deseja sentir o clima tranqüilo do lugar.

 

A segunda parada é a Estação de Marechal Floriano. Na também conhecida como “Cidade das Orquídeas” a estação fica bem no centro. Existe uma feirinha com produtos do campo bem próxima da estação e uma acolhedora pracinha onde os moradores da cidade sentam, enrolam um cigarro de palha e observam o trem passar. Devido à proximidade de Domingos Martins, tanto o estilo de vida como a culinária de ambas as cidades acabam sendo muito parecidas.

 

O ponto final é a Estação de Araguaia, um distrito de Marechal Floriano. Possivelmente a parada com história mais rica de todo o passeio, teve sua estação inaugurada em 1903. A cidade serviu de ponto de apoio para os imigrantes italianos que acabaram colonizando Venda Nova do Imigrante. No passado, serviu de pousada para os tropeiros que faziam o comércio entre a capital e interior. Sua atração principal é a Igreja com mais de 100 anos, além dessa atração existe o Centro Cultural Ezequiel Ronchi que possui em seu acervo mais de 500 peças sobre a história do município.

 

Na Estação de Araguaia o visitante pode voltar no próprio trem ou pode seguir nas vans que vão até Pedra Azul, dependendo do pacote escolhido. Alguns pacotes incluem um passeio na Rota do Lagarto e Fjordland, além de almoço no Aroso Paço Hotel.

Trem das montanhas capixabas na Estação Araguaia


Os passeios acontecem sempre aos finais de semana e feriados em dois horários. Geralmente a saída é às 10:30 da Estação de Viana.

Saiba mais
Trem das Montanhas Capixabas
   (27) 2123-0229
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.